O Rato Jovem e O Rato Velho

Em algum buraco deste mundo vivia um jovem rato que cuidava de seu já velho e doente avó. O jovem passava a maior parte do dia procurando comida para si e seu avó, em alguns dias ele conseguia muito alimento e em outros quase nada…
O jovem nunca reclamava, o que ele realmente gostava era de conversar com o seu avó até que ele dormisse.
Em uma certa noite seu avó disse:
– Meu neto… sei que você gosta muito de mim… mas já está chegando a minha hora…
E muito sério o jovem rato lhe disse:
– Não diga isso, não sei o que será de mim sem o senhor, isso que faço diariamente não me incomoda em nada…
Alguns dias se passam e eles nunca mais tocaram neste assunto. Até que em certa noite quando o jovem chega em sua toca seu avó não estava lhe esperando no lugar de costume, para saber onde o seu avó estava ele grita:
– Vó, onde o senhor está?
E com uma voz muito mais fraca que o de costume o seu avó diz:
– Estou… aqui… meu neto…
Quando ele chegou lá seu avó ainda estava deitado, e quando ele se aproximou de seu leito seu avó lhe disse:
– A minha hora… já chegou.
O rato jovem nada disse, e quando seu avó deu seu último suspiro, ele foi até o local onde o seu avó tinha guardado suas coisas, ele tinha ido buscar o objeto que seu avó mais gostava, um livro, e quando o jovem já o estava colocando perto de seu avó um envelope cai.
Quando ele o abri uma semente e uma carta saem dele, na carta estava escrito: “Meu neto, como meu último desejo eu quero de você plante esta semente em cima de minha cova.”
E assim ele fez… sua rotina em nada muda, mas ele estava triste. Porém em uma certa tarde ele nota que há uma planta crescendo em cima da cova de seu avó, pela primeira vez em muitos messes ele sorri.
E depois de um certo tempo frutos começam a nascer, sua jornada diária em busca de alimento diminuirá e ele ao comer pela primeira vez um fruto da arvore que herdara de seu avó diz:
– É meu velho, o senhor não poderia ter deixado para mim nada melhor do que isso…
Moral da estória: Há várias formas de permanecer na vida de alguém…

Deixe um comentário

